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CENTRO DE REFERÊNCIA EM ENGENHARIA DO ESPETÁCULO TEATRAL EM IMPLANTAÇÃO
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terça-feira, 5 de abril de 2011

SONOPLASTIA

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PRÉ-AMPLIFICADOR:
É o estágio de um amplificador de áudio (composto por um estágio pré-amplificador, filtro, controles de tonalidade, amplificador e controle de volume) que recebe o sinal de baixo nível enviado pela fonte sonora (CD, MD, Microfones etc), corrigindo-o e elevando este nível de sinal. São os responsáveis pela preparação e envio dos sinais de áudio aos amplificadores de potência.


AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA: Estágio de um amplificador que eleva o sinal de corrente e tensão fornecido pelo pré-amplificador a um nível de tensão e impedância adequados para impulsionar um alto-falante. Existem muitos tipos de amplificadores. Alguns destinados a amplificar baixas freqüências e outros para altas freqüências. Portanto, devemos observar diversos detalhes antes de freqüências [de] um amplificador. Veremos uma tabela de especificações e o significado de cada especificação, de um amplificador de potência.

POTÊNCIA DE SAÍDA: É sem dúvida uma das características mais importantes na avaliação de um amplificador de áudio e está diretamente ligada ao volume máximo de potência de saída que um amplificador pode atingir. Por ser este um fator decisivo na avaliação de um amplificador, desenvolveu-se um método preciso para medição desta grandeza, e a unidade de medida é o watt RMS.

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA: Expressa o comportamento do circuito amplificador em função da freqüência do sinal de saída em função do sinal de entrada. Existem muitos tipos de amplificadores, alguns destinados a amplificar baixas freqüências e outros destinados a amplificar as altas freqüências; outros podem responder a todas as freqüências com bom resultado. A resposta da freqüência de um amplificador deve ser a mais plana possível, cobrindo todo o espectro de áudio-frequência (20 Hz a 20 kHz).

DISTORÇÃO HARMÔNICA (THD, Total Harmonc Dirtortion): É a deformação causada pela produção de harmônicos (múltiplos matemáticos de freqüência fundamental) junto com o sinal fundamental. É uma alteração do sinal de saída do amplificador em relação ao sinal fundamental de entrada. O ouvido humano suporta cerca de 1% de distorção harmônica antes de incomodar-se, mas este percentual muda de acordo com a fonte. Portanto, quanto menor o THD do amplificador, melhor será.

FATOR DE AMORTECIMENTO (Damping Factor): Refere-se a amplificadores de potência e é a habilidade com que o amplificador controla a precisão dos movimentos inerciais e desnecessários do cone do alto-falante. Para o amplificador ser considerado como tendo um bom fator de amortecimento, o valor deve ultrapassar 200 a 50Hz. Geralmente, quanto maior o número, melhor o controle do amplificador sobre o alto-falante e mais precisa sua resposta.


Fontes: Paranização - Fluxograma de Capacitação Técnica (Governo do Paraná / Secretaria da Cultura / Teatro Guaíra)


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