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ADERECISTA: Responsável pela criação plástica, que monta, transforma ou duplica objetos ligados ao cenário ou aos figurinos, segundo orientação do cenógrafo ou do figurinista, para isso utilizando-se de técnicas artesanais.
CAMAREIRA: Encarrega-se da conservação das peças de vestuário utilizadas no espetáculo, passando-as, providenciando a sua lavagem. Auxilia os atores e figurantes a vestirem as indumentárias cênicas, organiza o guarda-roupa e embalagem dos figurinos em caso de viagem.
CENÓGRAFO: Aquele que cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários à cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, a montagem, a desmontagem e a remontagem das diversas unidades do trabalho.
CENOTÉCNICO: Aquele que planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, seguindo maquetes, croquis e plantas fornecidos pelo cenógrafo.
CONTRA-REGRA: Aquele que dirige/executa as movimentações de colocação dos objetos de cena e decoração do cenário; zela pela sua manutenção, solicitando à equipe técnica os reparos necessários; dá os sinais para início e intervalos do espetáculo, podendo também distribuir horários e informes.
COREÓGRAFO: Responsável pela criação de desenhos de movimento no espaço; podem corresponder a danças, movimentos estilizados ou mera movimentação de atores no espaço cênico. Pode dedicar-se à preparação corporal de artistas.
COSTUREIRA: Responsável pela execução/confecção dos figurinos, seguindo as instruções do figurinista.
DIRETOR ASSISTENTE: Ajuda o titular, tomando a seu cargo tarefas mais morosas que poderiam dispersar o mesmo no desempenho da sua função primordial.
DIRETOR DE CENA: Responsável pelo encaminhamento das informações para os vários setores da estrutura. Supervisiona o funcionamento e a articulação, do ponto de vista prático, dos diferentes elementos materiais e humanos no processo de ensaios e exibição de um espetáculo; estabelece e faz cumprir os horários; elabora tabelas de avisos; comunica ao contra-regra as irregularidades ou os problemas com a manutenção dos cenários, figurinos e adereços.
DIRETOR MUSICAL: Dirige os músicos e cantores, quando os há, quer ao vivo, quer para efeitos de gravação em estúdio a utilizar na banda sonora do espetáculo.
DIRETOR TEATRAL/ENCENADOR: Aquele que concebe o projeto do espetáculo, elabora e coordena a encenação, a partir de uma idéia ou texto ou roteiro, utilizando-se de técnicas especiais de modo a obter os melhores resultados da comunicação com o público, auxiliado pelos atores, pelo cenógrafo, pelo figurinista e pela equipe técnica; decide sobre quaisquer alterações no espetáculo, ao qual presta assistência enquanto estiver em cartaz.
EDITOR DE ÁUDIO: Responsável pela gravação e edição das músicas escolhidas e dos efeitos sonoros imaginados pelo sonoplasta.
FIGURINISTA: Aquele que cria e projeta os trajes e complementos usados no espetáculo por atores e figurantes, indica os materiais a serem usados em sua confecção, acompanha, supervisiona e detalha a execução dos seus projetos.
ILUMINADOR: Responsável pela criação da iluminação, cria efeitos de luz, próprios e necessários à climatização do espetáculo, escolhe o tipo de projetores, aberturas, filtros, ângulos, cores, etc; dentro do painel de projetores montados, articula a sua conjugação (em termos de intensidade, tempo de entrada) de forma a criar ambientes para os diversos momentos do espetáculo.
LUMINOTÉCNICO: Técnico especializado que trabalha com equipamentos de iluminação, também denominado ELETRICISTA. Instala e repara os equipamentos elétricos e de iluminação montando-os, substituindo-os ou reparando circuitos elétricos para adaptar essas instalações às exigências do espetáculo; afina os refletores e coloca gelatinas coloridas conforme “mapa de luz” e orientação do iluminador; instala as mesas de comando das luzes e aparelhos elétricos.
MAQUINISTA: Encarregado da montagem dos cenários com todos os seus detalhes, também responsável pela afinação dos panos, pelas mutações, pelo bom funcionamento de alçapões, calhas e tramóias. Chefia todo o pessoal do movimento, seja no palco, seja nas varandas, cabendo-lhe zelar pela conservação do material que lhe é confiado.
OPERADOR DE LUZ: Opera as entradas dos diferentes efeitos de luz durante o espetáculo, seguindo as deixas do roteiro/guião previamente definidas pelo iluminador em articulação com o encenador. Pode implicar, em alguns casos, a operação de entrada de slides ou projeções.
OPERADOR DE SOM: Opera as entradas dos diferentes efeitos de som gravados, durante o espetáculo, seguindo as deixas do roteiro/guião previamente definidas pelo sonoplasta em articulação com o encenador; operação de entrada (ligar) e saída (desligar) de microfones.
SONOPLASTA: Responsável pela criação da sonoridade, cria efeitos sonoros; pode envolver sons ou trechos musicais (gravados ou executados ao vivo); no som gravado, define níveis de equalizações, etc. Pode ainda recorrer ao uso de microfones para amplificação de vozes e sons de cena ou criação de efeitos (reverberação, ecos, etc).
ADERECISTA: Responsável pela criação plástica, que monta, transforma ou duplica objetos ligados ao cenário ou aos figurinos, segundo orientação do cenógrafo ou do figurinista, para isso utilizando-se de técnicas artesanais.
CAMAREIRA: Encarrega-se da conservação das peças de vestuário utilizadas no espetáculo, passando-as, providenciando a sua lavagem. Auxilia os atores e figurantes a vestirem as indumentárias cênicas, organiza o guarda-roupa e embalagem dos figurinos em caso de viagem.
CENÓGRAFO: Aquele que cria, projeta e supervisiona, de acordo com o espírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários à cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, a montagem, a desmontagem e a remontagem das diversas unidades do trabalho.
CENOTÉCNICO: Aquele que planeja, coordena, constrói, adapta e executa todos os detalhes de material, serviços e montagem dos cenários, seguindo maquetes, croquis e plantas fornecidos pelo cenógrafo.
CONTRA-REGRA: Aquele que dirige/executa as movimentações de colocação dos objetos de cena e decoração do cenário; zela pela sua manutenção, solicitando à equipe técnica os reparos necessários; dá os sinais para início e intervalos do espetáculo, podendo também distribuir horários e informes.
COREÓGRAFO: Responsável pela criação de desenhos de movimento no espaço; podem corresponder a danças, movimentos estilizados ou mera movimentação de atores no espaço cênico. Pode dedicar-se à preparação corporal de artistas.
COSTUREIRA: Responsável pela execução/confecção dos figurinos, seguindo as instruções do figurinista.
DIRETOR ASSISTENTE: Ajuda o titular, tomando a seu cargo tarefas mais morosas que poderiam dispersar o mesmo no desempenho da sua função primordial.
DIRETOR DE CENA: Responsável pelo encaminhamento das informações para os vários setores da estrutura. Supervisiona o funcionamento e a articulação, do ponto de vista prático, dos diferentes elementos materiais e humanos no processo de ensaios e exibição de um espetáculo; estabelece e faz cumprir os horários; elabora tabelas de avisos; comunica ao contra-regra as irregularidades ou os problemas com a manutenção dos cenários, figurinos e adereços.
DIRETOR MUSICAL: Dirige os músicos e cantores, quando os há, quer ao vivo, quer para efeitos de gravação em estúdio a utilizar na banda sonora do espetáculo.
DIRETOR TEATRAL/ENCENADOR: Aquele que concebe o projeto do espetáculo, elabora e coordena a encenação, a partir de uma idéia ou texto ou roteiro, utilizando-se de técnicas especiais de modo a obter os melhores resultados da comunicação com o público, auxiliado pelos atores, pelo cenógrafo, pelo figurinista e pela equipe técnica; decide sobre quaisquer alterações no espetáculo, ao qual presta assistência enquanto estiver em cartaz.
EDITOR DE ÁUDIO: Responsável pela gravação e edição das músicas escolhidas e dos efeitos sonoros imaginados pelo sonoplasta.
FIGURINISTA: Aquele que cria e projeta os trajes e complementos usados no espetáculo por atores e figurantes, indica os materiais a serem usados em sua confecção, acompanha, supervisiona e detalha a execução dos seus projetos.
ILUMINADOR: Responsável pela criação da iluminação, cria efeitos de luz, próprios e necessários à climatização do espetáculo, escolhe o tipo de projetores, aberturas, filtros, ângulos, cores, etc; dentro do painel de projetores montados, articula a sua conjugação (em termos de intensidade, tempo de entrada) de forma a criar ambientes para os diversos momentos do espetáculo.
LUMINOTÉCNICO: Técnico especializado que trabalha com equipamentos de iluminação, também denominado ELETRICISTA. Instala e repara os equipamentos elétricos e de iluminação montando-os, substituindo-os ou reparando circuitos elétricos para adaptar essas instalações às exigências do espetáculo; afina os refletores e coloca gelatinas coloridas conforme “mapa de luz” e orientação do iluminador; instala as mesas de comando das luzes e aparelhos elétricos.
MAQUINISTA: Encarregado da montagem dos cenários com todos os seus detalhes, também responsável pela afinação dos panos, pelas mutações, pelo bom funcionamento de alçapões, calhas e tramóias. Chefia todo o pessoal do movimento, seja no palco, seja nas varandas, cabendo-lhe zelar pela conservação do material que lhe é confiado.
OPERADOR DE LUZ: Opera as entradas dos diferentes efeitos de luz durante o espetáculo, seguindo as deixas do roteiro/guião previamente definidas pelo iluminador em articulação com o encenador. Pode implicar, em alguns casos, a operação de entrada de slides ou projeções.
OPERADOR DE SOM: Opera as entradas dos diferentes efeitos de som gravados, durante o espetáculo, seguindo as deixas do roteiro/guião previamente definidas pelo sonoplasta em articulação com o encenador; operação de entrada (ligar) e saída (desligar) de microfones.
SONOPLASTA: Responsável pela criação da sonoridade, cria efeitos sonoros; pode envolver sons ou trechos musicais (gravados ou executados ao vivo); no som gravado, define níveis de equalizações, etc. Pode ainda recorrer ao uso de microfones para amplificação de vozes e sons de cena ou criação de efeitos (reverberação, ecos, etc).
Fontes: Paranização - Fluxograma de Capacitação Técnica (Governo do Paraná / Secretaria da Cultura / Teatro Guaíra)
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